18 de junho de 2012

As pessoas ainda seriam cristãs se...




Sempre que penso em tudo o que devo vir a ser um dia, moral e espiritualmente falando, quando reflito sobre todas as conquistas da alma que desejo alcançar, quando analiso todas as virtudes que aos poucos tenho trabalhado para desenvolver, penso em Jesus como aquele que conseguiu me motivar.

Mas não posso desconsiderar a ideia de que não se provou materialmente, ainda, a existência desse homem que passou pela Terra e a transformou essencialmente. E por ter os pés no chão, sabendo que existem controvérsias em sua história, perguntei-me o que seria da minha fé se a ciência provasse que ele não existiu ou era somente um revolucionário que endeusaram para ser ícone da antiga igreja romana.

Já se perguntaram isso? 
O que seria de sua fé se Jesus não fosse real?

Pois eu me perguntei e sei a resposta. 
A minha fé seria a mesma. 

Amo o Cristo e idealizo o dia em que merecerei olhá-lo nos olhos, pois tenho convicção que isso é possível. Mas amo ainda mais a lição que dizem ser dele e que está implícita em diversas outras filosofias, mundo afora. É a mensagem, não o homem, que me transforma; é a mensagem, não o nome, que me faz querer mudar.

Se Jesus não existisse eu ainda seria cristã, permaneceria sendo espírita (o Espiritismo é cristão), continuaria a falar de amor, caridade, fraternidade, fé, esperança, vida futura, evolução; ainda lutaria para ser o que creio e falo; continuaria a contar as parábolas do bom samaritano, do joio e do trigo, do semeador... 

Sim, creio em Jesus e o amo. Mas sou cristã porque ele ensinou o caminho que eu deveria trilhar para vir a ser um espírito bom e feliz. Você seria assim também, se ele não existisse?



2 comentários:

  1. Vania, conheci seus Blogs hoje e gostei muito do conteúdo.
    Quanto a este Tema "As pessoas ainda seriam cristãs se...", tenho a mesma opinião que você, e tenho certeza que se seguíssemos apenas 70% desses ensinamentos o mundo seria muito melhor.
    Parabéns pelas colocações.

    Orlando email. orlando@espirita.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orlando, obrigada pela visita e comentário. Que bom encontrar alguém que já pensou nesso assunto e tem convicção de sua fé. Se gostou dos textos do blog, talvez aprecie os que tenho no Facebook em meu perfil, pois lá posto diariamente, aqui somente ocasionalmente, basta me procurar pelo nome. E vamos lutando para ser parte dos que praticam os ensinamentos do Cristo sem hipocrisia, certo? Paz, grata!

      Excluir

Gostou deste tema?
Não gostou?
Tem uma ideia diferente?
Conte para nós!