27 de janeiro de 2013

PERANTE AS TRAGÉDIAS




Tragédias partem os corações sensíveis. Elas causam um despertamento brusco quanto a efemeridade da existência, tantas vezes no auge da juventude. Quem não sofre vendo a vida extinguir-se quando tudo era alegria, beleza, potencial de conhecimento?

A fé espírita traz conhecimento racional e consolador, mostrando por que ninguém é vítima nesses processos de "retorno para casa". Todos reencarnam com uma programação que ajudará a corrigir seu passado construindo um novo futuro, possuindo a rota básica que deverão traçar para que sejam levados a vencer. Dentre os detalhes previstos na programação pré-encarnatória está também o tipo e tempo da morte.

Ninguém desencarna por acaso ou antes da hora, exceto no caso de suicídio. Cabe dizer que a irresponsabilidade, a imprudência, o descaso, o egoísmo dos que direta e indiretamente causam as tragédias, serão cobrados destes quando for a hora. Disse Jesus que o escândalo haveria de vir (ele sabia que erraríamos), mas lembrou que "ai daquele" através do qual o mal acontecer, mesmo que este mal seja aproveitado como expiação e provas para outrem. Ninguém escapa impune da balança divina da justiça.

Nas mortes coletivas sentimos vibratoriamente o sofrimento moral gerado por tantas pessoas, é o que mais choca. E tantas vezes somos impedidos pela visão imediatista da existência, esquecendo da sua transitoriedade - ninguém precisa ficar feliz com a morte, mas é importante compreendê-la como parte da vida.

Os que morrem nesses momentos, escolheram a viagem coletiva pela semelhança de expiações e de provas, sabiam que isso ocorreria e mais ou menos a época quando ocorreria. Recordam-se que um dos membros do grupo Mamonas Assassinas, na véspera do voo que matou todos eles, falou em vídeo familiar "sonhei com a queda de um avião"? Ninguém é jogado às portas da morte despreparado. É uma viagem que sabemos que iremos fazer, ainda que a consciência do corpo físico abafe tal noção a fim de não fazer sofrer desnecessariamente.

O Espiritismo diz em O Livro dos Espíritos, questão 737, que os flagelos destruidores atingem a humanidade para fazê-la progredir. Como ainda não aprendemos a fazer nosso progresso sem dor, ela, quando vem, nos ensina a corrigir os erros. Um flagelo como o de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, repercutirá em mais acompanhamentos dos pais, mais cuidado dos jovens, mais treinamento dos seguranças, mais responsabilidade dos empresários, mais fiscalização da lei... não precisava ser assim, mas do mal nasce o bem e todos os que deram sua vida por isso serão beneficiados espiritualmente nos resultados positivos posteriores.

Quanto a questão do que leva às mortes coletivas, o que não se explica em uma vida tem sempre motivação em outra. A lei de causa e efeito retorna aquilo que semeamos, como colheita inevitável. Não significa dizer que quem desencarna de tal ou qual modo é melhor ou pior espiritualmente. De modo algum. Todos somos aprendizes das leis divinas.

O maior problema desse tipo de situação é a forma como os desencarnantes despreparados para a transição ao estado espiritual reagem e como ficam os entes queridos desesperados pela "perda". Para ambos, nossa maior caridade é a prece.

No caso dos desencarnantes, muitos bons espíritos organizam-se para recebê-los, procurando adormecê-los e/ou acalmá-los para que sejam mais rapidamente desligados e levados para hospitais na erraticidade; quanto mais moralizados e conscientes da realidade espiritual, mais fácil ocorre esse processo. No caso dos parentes e amigos, o pior que podem sentir é desespero, falta de resignação, ódio dos causadores e outros desequilíbrios. 

Lágrimas e saudades não são ruins, o problema é sempre o que as motiva. Imaginem-se na posição de quem teve que viajar sem poder despedir-se, recebendo emails, cartas, sms`s, recados de pessoas a quem amam e que dizem "por quê?!" em prantos que vocês, por hora, não podem consolar. Por isso o consolo da prece e da certeza de não sermos vítimas nem do acaso nem de um Deus injusto, é tão importante, foco de fortalecimento desses que sofrem com a razão dos que amam.

Não é possível fazer um estudo desses em textos curtos, procuramos abordar sob um ponto de vista complementar do que já se tem divulgado a esse respeito das tragédias coletivas. Se têm fé, é a hora de usá-la. Deus nunca sai do comando e conhece tudo sobre tudo. A morte é transição, a vida é imortal, a lei é de causa e efeito, reencarnação,justiça, amor e caridade.

Recomendamos:

Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

Desencarnações Coletivas (Emmanuel)

A tragédia do circo de Niterói (1961)

Confiemos na Justiça de Deus enquanto mudamos o mundo mudando como lidamos com o mundo. Paz em seus corações.





.

2 comentários:

  1. Bom dia Vania!
    Gostei mto de seu blog, me caiu como uma luva para o meu desespero deste momento. Me perdoe se assunto do post fugir um pouco ao tema principal, mas não encontrei outro que se encaixasse com o meu caso.
    Por favor, me ajude, estou angustiada.
    Acho que o meu caso é o pior e mais estranho de todos. Conheci uma pessoa em 2004 e me apaixonei por ele instantaneamente. Peguei seu telefone com o amigo dele e liguei pela primeira vez. Nos encontramos algumas vezes e eu me apaixonei.No começo nos viamos com frequencia, ele dizia que gostava de mim, porém ele desaparecia, ficava semanas sem dar noticias e as vezes eu ligava e não o encontrava. Quando conseguia falar com ele as vees marcavamos de nos encontrar e era só. Depois ele sumia novamente. Com o tempo ele foi se distanciando ainda mais e os encontros ficaram cada vez mais espaçados. A minha paixao aumentava a cada anos que passava. Um dia eu o chamei para conversar e explicar sobre o amor que sentia, ele disse que nunca me amou, que queria ser livre e que era pra eu não o procurar mais. Disse ainda que poderia ser que com o tempo ele mudasse. Eu nunca quis invadir sua vida, sempre respeitei o fato de ele querer ser livre, mas a saudade me torturava e eu sempre ligava para implorar uma migalha de seu amor. Ele vinha me encontrar, mas sempre deixava claro que não sentia nada por mim. O tempo passou, esse amor cresceu ainda mais. Ficamos um bom tempo sem se ver e se falar, nas ultimas vezes que eu falei com ele ele foi mto gentil e educado, mas me tratou com frieza. O meu amor por ele so aumentou nesses ultimos anos. Embora ele nunca me desse, eu tinha esperanças de ele mudar e se cansar da vida que vivia e um dia ficarmos juntos, já que ele me disse uma vez que poderia mudar. Pois bem, no começo de fevereiro ele foi assassinado, e com ele morreu um pedaço de mim. O mais estranho de tudo é que sonhei com ele durante tres dias seguidos que antecederam sua morte. Embora nunca tenha tido chances com ele e ter sofrido demais esses longos anos, eu o amava demais e ainda me resta a esperança de reencontrá-lo em outras vidas. É possivel que ele seja um amor meu de outras vidas? Estou sofrendo muito com sua perda, principalmente por ter tido ele tão pouco em minha vida.
    Por favor, me de uma orientação. comecei a frequentar uma casa espírita mas não obtive resposta sobre isso. Desde já obrigada, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, sim, é possível que seja um amor de outras vidas, pela sinceridade, naturalidade e permanência dos seus sentimentos. Não há como saber muito, é excepcional os espíritos nos contem o porque dos laços de nosso passado. O reencontro, quando os laços são mútuos, o afeto é de ambas as partes, é atração por toda a existência.

      Seu amado precisa de preces por ter desencarnado cedo e de modo violento, a prece de alguém que nos ama é fundamental na recuperação (não quero dizer que ele esteja mal, mas que ajuda).

      Agora, não esqueça algo importante, é preciso continuar a viver... há outras pessoas, outros amores, outros laços a construir. Não precisar "esquecer", mas colocar num cantinho que não te impeça de aproveitar a vida e outros afetos. Temos tantos amores! Procure ser feliz com o que tem e não sofrer pelo que não possuiu, pois em verdade pelo que contou, não viveu de verdade pois não era nessa vida que poderia fazê-lo.

      Quando a vida nega algo, certamente é para nos entregar esse algo quando estivermos prontos para usufruir com qualidade. Confie em Deus e seja feliz!

      Beijo, paz!

      Excluir

Gostou deste tema?
Não gostou?
Tem uma ideia diferente?
Conte para nós!